Série Concurso Tempos de Escola – Coerência é diferencial nas redações
Respeitar o formato escolhido, trazer informações relevantes e interessantes e manter a coesão entre um parágrafo e outro, de forma a envolver o leitor na história. Essas são as principais características das redações vencedoras do Concurso Tempos de Escola, que está com as inscrições abertas até 20 de maio, para alunos dos ensinos fundamental (I e II) e médio de escolas públicas dos 32 municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educação – PVE. A dica é da avaliadora Lucineia Batista, representante do Canal Futura na Comissão Julgadora do prêmio desde a primeira edição, em 2009.
“Levamos em conta se o conteúdo é interessante e a forma como a história é contada. Às vezes, o conteúdo é bom, mas foi escrito de forma truncada”, conta Lucineia. “A coerência é o que leva o leitor a ‘entrar’ na história e seguir de um parágrafo ao outro”, completa.
Outra dica importante é usar as entrevistas apenas como ponto de partida e não como texto final. “Algumas pessoas transcrevem entrevistas e isso não é uma redação. É um texto de outra natureza. A proposta é que a entrevista seja o material de base, mas é preciso construir uma história e uma forma de contar que envolva o leitor. O estudante pode usar no texto exemplos e citações que sigam uma lógica”, afirma.
Uma história forte também é um dos artifícios para prender a atenção dos jurados. “Lembro até hoje de uma redação escrita por um adolescente. Ele contava, em primeira pessoa, a história de uma personagem cuja mãe sempre acreditou na educação. Mesmo contrariando o desejo do pai e as limitações da época e do local, todos os dias, a mãe sentava com os filhos à luz de velas e ensinava para as crianças o pouco que sabia. Ela lutou muito com o marido para que a família mudasse para um local que tivesse uma escola. Finalmente, conseguiu e, hoje, a personagem concluiu a pós-graduação”, relembra.
Conhecer esse tipo de história é, para Lucineia, a melhor parte de ser avaliadora. “Temos contato com uma grande variedade de textos, expoentes de um determinado contexto social, que refletem a expressão de cada lugar e de cada pessoa”, avalia. “Ainda assim, é muito difícil, porque existem momentos em que você tem duas ou três redações muito boas e só pode premiar uma. Aí, você precisa se ater às regras e contar com a equipe de avaliadores”, desabafa a avaliadora.
Como participar
Em sua quarta edição, O Concurso Tempos de Escola é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura. O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância de estudar e sobre o quanto a escola pode contribuir com seu desenvolvimento. O tema que norteia esta edição é “A minha escola, os meus sonhos”.
As inscrições devem ser realizadas na página do Concurso: www.blogeducacao.org.br/temposdeescola. Os resultados serão divulgados em 08 de agosto, aqui no Blog Educação e a premiação acontecerá entre agosto e setembro.
Acompanhe as matérias da Série Concurso Tempos de Escola e participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário