terça-feira, 27 de outubro de 2009

TECNOLOGIA - ORGANIZAÇÃO E DESORGANIZAÇÃO- CURSO DE GESTÃO

GESTOR, SEJA BEM VINDO AO BLOG DO NTE, PARTICIPE CONOSCO E APÓS LER O TEXTO SUGERIDO, POSTE SEU COMENTARIO SOBRE COMO O VIDEO E OUTRAS TECNOLOGIAS PODEM SER UTILIZADAS PARA ORGANIZAR E DESORGANIZAR O CONHECIMENTO.

39 comentários:

Nina Rodrigues disse...

O uso dos recursos tecnológicos devem ser utilizados com um bom planejamento e acompanhamento pedagógico, para que as informações sejam absorvidas e, não cause desorganização do conhecimento.

CE NEWTON NEVES disse...

Utilizando-se das novas tecnologias pode-se com efeito significante organizar o conhecimento, ao passo que,venha acompanhado de um planejamento minucioso, que provoque a inquieta�o, a curiosidade, a busca pelo conhecimento..., caso contr�rio,o que podia organizar servir� para prover um desorganiza�o generalizada. O uso da tecnologia sem planejamento s� servir� para o aluno sair da brasa e cair no espeto.

CE ITAPECURU MIRIM disse...

A organização do conhecimento é importante para o aluno, no entanto faz com que esse aluno fique estagnado diante do leque de oportunidades. É muito mais importante que o professor desorganize esse conhcimento a serviço de uma construção real de saberes. Deve nesse contexto bucar o equilíbrio na organização, a inovação, a sistematização e a superação. Um vídeo ou um DVD, por exemplo deve provocar o aluno para que ele tenha curiosidade de buscar novas descorbertas, novos posicionamentos, novos valores. Na desorganização esse aluno aprenda a organizar sua idéias e seus saberes. Neste caso o professor é um elemento de equilíbrio entre o aluno e seus saberes, é o mediador entre o processo de organização e provocação (provocação aqui no sentido de desorganização).
Concluindo, os saberes se constroem nas inúmeras possibilidades de acesso ao conhecimento.
Assenção Pessoa.

CAIC-ITAPECURU disse...

A utilização de novas tecnologias na escola deve ser considerada como uma ferramenta importante na construção do conhecimento do aluno. O professor que faz uso dessas tecnologias de forma organizada, não só facilita o acesso ao conhecimento como também, propicia uma aprendizagem significativa, levando assim, o aluno a aprender com muito mais prazer, fazendo uso do lúdico que existe por traz de todas essas tecnologias.

U.E. PROFESSORA. Mª DAS DORES C. DA CRUZ disse...

O vídeo e as demais tecnologias enquanto material didático devem ser usados de forma a aguçar a curiosidade do educando na construção do conhecimento dinamizado mas estruturado. Posto ser o homem dotado de capacidade de ação e interação tais mecanismos não devem suprimir a criatividade e criticidade do aluno.

CE ANAJATUBENSE disse...

mediante oautor ele nos mostra com clarezza que atecnologia está posta na educaçaõ para inovar,somar.

U. E. Profº Raimundo Nonato Ferraz disse...

Que todos nós devemos parar e analizar nossas metodologias,buscando inovações para para que na sala de aula,o aluno pesquise e descubra tudo através dos seus próprios conhecimentos.

UNIDADE ESCOLAR DE ITAPECURU-MIRIM disse...

De acordo com o texto, atualmente tórna-se necessário que a imagem do professor de sala de aula seja de um ser provocador,que apresente desafios para o aluno ,fazendo com que este seja um ser pensante,que descubra meios de construir o seu próprio conhecimento,de modo coerente e prazeroso, vendo no professor apenas um ponto de apoio na busca desse conhecimento.

Blog Getulio Vargas disse...

Os recursos tecnológicos atualmente, são instrumentos de grande importância no processo ensino-aprendizagem. O NTE, está de parabéns pelo trabalho que esta sendo realizado junto às escolas da regional, capacitando gestores e professores que serão multiplicadores da inserção dos alunos e professores no mundo tecnológico.

Blog Getulio Vargas disse...

Na era moderna ficar alheio as tecnologias é no mínimo ficar margem do sucesso.Por isso o NET por meio de seus múltiplicadores está levando esse conhecimento através do curso; Gestão de Mídia até as escolas. Portanto o Núcleo de Tecnológia Educacional, está de parabens por essa iniciativa

BEM VINDOS ao BLOG do CEME (MAJOR ÉRICO) disse...

O vídeo e as teclologias serve para a organizar o conhecimento quando provoca e questionan os pontos de vista do professor e aluno,abrindo novas pespectivas de interpretações do conteudo.Já a desorganização é quando se questionam,provoca mais não chega em momento algum em uma síntese:isto é não consegue organizar as idéias para haja crescimento do conhecimento.

Anônimo disse...

Quando um vídeo, CD, DVD ou outras tecnologias, confirmam aquilo que o professor planejou está organizando o conhecimento, por outro lado quando esses recursos causam tensão, inquietação o conhecimento está sendo “desorganizado” mas os dois tem que está em equilíbrio para que a aprendizagem seja mais significativa,

blogribamarpinheiro disse...

CE RIBAMAR PINHEIRO disse...
Por intermedio da gestão de Mídias percebemos a importancia do conhecimento relacionado a tecnologia de forma organizada no planejamento escolar e como incerir estas informações para a orientação do educando no meio em que vive.As mídias , nesta era, são os grandes desafios da geração existente e por vim nos novos tempos ...

BLOG DA UI ROSA SOUSA disse...

Para organizar é necessário colocar em
prática uma metodologia que venha provocar questionamentos, inquietações
para que o aluno seja capaz de criar, de superar, de modificar, de avançar
para novos momentos e formas de compreensão e para tudo isso acontecer
de forma organizada é indispensável o planejamento das atividades.

Desorganizar- é quando não há um planejamento.

ce tancredo de almeida disse...

R= Quando busca o conhecimento em vídeo, CD, DVD ou outras tecnologias, o professor está organizando o seu conhecimento, por outro lado quando esses recursos causam tensão, inquietação é um conhecimento que está sendo “desorganizado” mas os dois tem que está em equilíbrio para que a aprendizagem seja mais significativa e produtiva.
oker

Blog do Newton Neves disse...

Quando provoca inquietação e serve como abertura para um tema e leva o aluno a descobrir e organizar o conhecimento e enquanto se questiona e não organiza as idéias e não chega ao conhecimento pois não conseguem abrir novas perspectivas de interpretação.

ESCOLA ROSA COSTA MESQUITA disse...

As tecnologias do conhecimento, vistas como elemento transformador, podem deslocar as formas do aluno e do professor acessar e organizar o seu universo de informação.

Espaços diversificados de conhecimento – a televisão, a Internet, os vídeos, a imprensa, a própria publicidade – passam a disputar a atenção do aluno, é necessário que haja um trabalho da escola e da família no sentido de orientar a busca pelo conhecimento O desafio pedagógico, portanto, é ajudar o aluno a organizar um universo muito mais intensivo em conhecimentos que precisam está articulados com o saber e a informação adquiridos na escola.

ESCOLA MARCOS CARLOS disse...

Pode parecer muito fácil cairmos no conto de que tendo a tecnologia certa podemos gerar e divulgar conhecimento.
A tecnologia facilitou e melhorou o acesso às informações tanto para professores quanto para alunos. A busca pelo conhecimento de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem precisa ser constante.e nesse sentido o vídeo e outras tecnologias podem facilitar o trabalho do professor e do aluno em sala de aula. contudo é necessário que haja uma orientação não só do professor mas da escola e da família como um todo para entender exatamente como essa tecnologia funciona e que ela ajude na organização do conhecimento.

C. E. CHAGAS ARAUJO disse...

ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO PODEMOS UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DE MANEIRA EQUILIBRADA E INOVADORA DE FORMA SISTEMATIZADA PARA SUPERAÇÃO DA DESORGANIZAÇÃO.

UE PROF. ANDRELINA DOS S. CARVALHO disse...

O USO DA TECNOLOGIA DEVE SER UTILIZADO COM UM BOM PLANEJAMENTO E UM BOM ACOMPANHAMENTO, PARA QUE AS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS PELOS USUÁRIOS NAO SEJAM DISTORCIDAS E CAUSEM PREJUÍZOS PARA OS PRÓPIOS.

C. E. ESTER FLORA DE ARAUJO disse...

A utilização de novas tecnologia na escola é um dos mais importantes conhecimentos para todo corpo docente e discente. O professor que faz uso dessa tecnologia de forma organizada é o mediador entre o processo de organizar e desorganizar.

C.E. Dr. Odilon Silva Soares disse...

É muito importante os recursos tecnológicos mas,para fazer uso devemos organizar um bom planejamento para que todos os alunos participem e tenham proveito pois é um mundo mágico e rico de informações.c.e

CEM. DES. EMEŚIO ARAUJO-BELÁGUA disse...

As tecnologias desorganizam no sentido de mudar comportamento, prática pedagógica.Organiza no sentido de buscar meios para ampliar conhecimento. As tecnologias são ferramentas que se usadas adequadamente possibilitam eficácia da aprendizagem.

blog furtado bezerra disse...

O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA É MUITO IMPORTANTE PORQUE TRAZ MAIS INFORMAÇÔES E CONHECIMENTO PARA ISSO É PRECISO CAPACITAR GESTORES,PROFESSORES E ALUNOS.PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS.

blogribamarpinheiro disse...

O texto Tecnologia-organização e desorganização propõe uma visão inovadora na construção do conhecimento, visto que a visão do mesmo é que a organização é sinônimo de tradicional, em que o professor trás tudo pronto não dando margem a questionamentos. Já a desorganização tratada no texto , além de ser planejada, abre um leque para questionamentos e diversidades no tocante ao conhecimento proposto na aula.Logo os recursos tecnologicos propõem uma amplitude na visão de mundo.VISÃO do CE Ribamar Pinheiro-Pirapemas-MA

LUISPINHO disse...

Podemos mencionar que a tecnologia é o caminho para novos horizontes, onde o conhecimento aflora com vigor, pois através da mesma a nossa caminhada neste mundo moderno se tornará mais fácil em todos os sentidos, com especialidade na comunicação. Embora haja alguns empecilhos, porque a maioria da população ainda não tem acesso ou não sabe manusear.
Por outro lado a desvantagem é quando não utilizamos corretamente e quando usamos não acessamos no benéfico. Mas quando usamos essa nova tecnologia ao benefício do desenvolvimento , observamos que o futuro será brilhante e propício , onde a comunidade toda sai ganhando.

bloggerbogea disse...

CE PROF.ANTENOR BOGÈA disse...
Atualmente os recursos tecnológico são instrumentos importantes no processo de ensino-aprendizagem.A ultilização das novas tecnologias na escola,deve ser feita de forma organizada,não só para facilitar a construção do conhecimento,com também propiciar uma aprendizagem significativa,é importante que o professor seja questionador,provocador e apresente desafios aos seus alunos para que se tornem seres pensantes e construa o seu próprio conhecimento.

blogpirapemas disse...

Nos dias de hoje é necessário o uso dos recursos tecnológicos,onde o educador terá disponível a seu favor o uso da máquina,mas para que aconteça é importante que a coordenação pedagógica auxilie e incentive os educadores a utilizarem em seu planejamento a informática como um meio de compreender e de se organizar o conhecimento,não usá-la como desorganizador e obstáculo dificultando o conhecimento.O educador precisa ser um quetionador,provocador e incentivador fazendo um equilíbrio na organização e na sistematização provocando diferentes formas de comunicação e lapidação das ideias.

CE SANTOS DUMONT disse...

Os instrumentos tecnológicos auxiliam o professor na construção do conhecimento dos alunos quando utilizados para provocá-los, estimulá-los e inquietá-los na busca de novos saberes ou mesmo na confirmação de algo já exposto, discutido e trabalhado.
Assim, o educador tem que buscar o equilíbrio entre o uso das tecnologias com um planejamento sistematizado que considere o conhecimento prévio de todos e a realidade em que estão inseridos, a fim de proporcionar aos educandos uma aprendizagem significativa.

uE Isabel Carvalho disse...

como o video e outras tecnologia podem ser utilizado para organizar e desorganizar o conhecimento.
para organizar è necessario um bom planejamento, buscando novas metodològia que organize,questione e provoque, inquetaçâes nos alunos para que assim torne eles capazes de criar, questionar, compriender, repensar,sistematizar, avaliar, comparar,contextualizar e avance para novos momentos de forma,compreensiva.
desorganizar quando nâo há planejamento,metodologia e busca de novas pespectivas.

Nina Rodrigues disse...

A tecnologia deve ser usada de forma planejada,com objetivos definidos, para que o processo educacional transcorra de forma organizada, propiciando uma aprendizagem prazerosa e efetiva

CE ITAPECURU MIRIM disse...

Indubitalvelmente,os recursos tecnológicos devem e precisam estar ao alcance do professor para que de forma precisa o auxilie na dinamização de repasse e construção de informações,pois usados de maneira correta e planejada muito comtribuirá para a organização do conhecimento prévio e ou adquirido.

CE ITAPECURU MIRIM disse...

Tanto o vídeo como qualquer outro recurso tecnológico só irá contribuir para a construção de conhecimentos significativos se vier acompanhado de planejamento,compromisso e responsabilidade por parte de seus usuários. Todos precisam entender e compreender que todas as ferramentas tecnológicas estão a serviço da curiosidade humana.

CE NEWTON NEVES disse...

A organização e uso das tecnologia deve ser através de um planejamento juntamente com a coordenação pedagógica para um melhor desenvolvimento.

CE NEWTON NEVES disse...

Para melhorar o atendimento ao público e necessário uma nova organização.
O professor precisa estar atualizado e aberto as novas mudanças despertando no aluno o prazer da pesquisa.

CAIC-ITAPECURU disse...

A organização é fundamental para se ter êxito em qualquer atividade.Em se tratando das TIC é uma questão de sobrevivencia porque o professor tem que ir preparado, evitando improvisos. Ou seja, ele precisa transmitir segurança para com seus alunos.

U.E. PROFESSORA. Mª DAS DORES C. DA CRUZ disse...

No mundo atual, um dos grandes desafios é adaptar a educação à tecnologia moderna. O uso dos recursos tecnológicos acompanhados de um bom planejamento e acompanhamento pedagógico têm tudo para facilitar a aprendizagem significativa do aluno através da organização do conhecimento.

Unknown disse...

Para que haja organização sem danos no uso e manuseio dos aparelhos tecnologico é necessário que o uso seja
para fins educativos

UNIDADE ESCOLAR DE ITAPECURU-MIRIM disse...

As mídias tecnologicas de saberes,vistas como ferramentas de transformação,podem provocar no educando X educador atitudes e habilidades de organização na construção do conhecimento. O professor deve conhecer e colocar em prática uma metodologia que venha provocar questionamentos,para que o aluno seja capaz de construir,ampliar de forma coerente e prazerosa sua aprendizagem.