terça-feira, 29 de março de 2016

Universidade do Professor oferecerá 105 mil vagas para que docentes completem formação



O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 28, a Rede Universidade do Professor. Serão oferecidas 105 mil vagas para formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação. As vagas, nas instituições federais de educação, são para o segundo semestre de 2016, sendo 24 mil presenciais em universidades e institutos federais e 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil.

Mais informações em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=35121

quarta-feira, 9 de março de 2016

Conheça o Programa Escolas Conectadas

detalhes

O mundo mudou e as competências necessárias para fazer a diferença também.
 Prezado(a) Coordenador(a) ou Responsável pelo Núcleo de Tecnologia, 
Para a Fundação Telefônica Vivo, a tecnologia e o conhecimento são instrumentos para a transformação. Mais do que isso: são pontes para o desenvolvimento pessoal e social. Pensamos em ferramentas digitais com o objetivo de compartilhar informações, conectar e estimular o diálogo para atuar, mobilizar e inspirar.
Desde 2012, a Fundação aprimora a oferta de formação online e gratuita para educadores de todo o país, apoiando sua inserção na cultura digital, além de auxiliá-los a incluir competências do século XXI em práticas de sala de aula.
A plataforma digital Escolas Conectadas já foi acessada por mais de 15 mil professores, beneficiando diretamente a milhares de alunos em todos os Estados do Brasil.
Em 2016, a Fundação oferecerá nesta plataforma mais de 11 mil vagas em cursos gratuitos de formação online com objetivo de ampliar as possibilidades formativas para professores de todo o Brasil, além de ampliar repertório de técnicos e gestores de secretarias de educação.
Nesta plataforma, os participantes ainda podem se conectar com professores de todo o país, conhecendo e trocando experiências com outros contextos.
A plataforma dispõe de duas modalidades de cursos:
  • Faça você mesmo: onde o educador pode se inscrever a qualquer instante nos cursos disponíveis                             e realizá-los de acordo com a sua agenda.
  • Com especialista: onde o educador tem um período para se inscrever e outro para acompanhar as                           aulas online que são mediadas por profissionais da área.

Entre os cursos disponíveis em 2016, temos, por exemplo:
Mudança de tempos e espaços para a inovação pedagógica
Laboratório de criação de vídeos de bolso na escola do campo
Fotografia na Aprendizagem: novos olhares para construir o conhecimento
TIC nas escolas
Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas
Avaliação: para quê e como avaliar
Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência
Certificação: A plataforma oferece cursos com carga horária entre 5h e 40h e o professor poderá se inscrever e cursar gratuitamente quantas oportunidades quiser. A partir de 30 horas cursadas, o professor receberá certificação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Clique na imagem abaixo e conheça a plataforma digital!
detalhes
Contamos com sua colaboração para divulgação desta oportunidade. Compartilhe esta mensagem com sua rede de contatos.
Para saber mais sobre a Fundação Telefônica Vivo e a plataforma Escolas Conectadas, acesse:  www.fundacaotelefonica.org.br.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: institucional@escolasconectadas.org.br
Conte conosco para melhorarmos juntos a educação em nosso país!


 detalhes
       Americo Mattar
      Diretor Presidente


detalhes

terça-feira, 1 de março de 2016

OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, ARTE E CULTURA

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Comunicação e Informação, Arte e Cultura nos municípios-sede das Unidades Regionais (Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Códo, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente-Dutra, Rosário, Santa-Inês, São João dos Patos, Timon, Viana e Zé Doca). Na regional de São Luís, o prazo para as inscrições encerra na próxima quinta-feira (3).

Podem se inscrever professores e estudantes do Sistema Estadual de Ensino. O pré-requisito para se inscrever nos cursos de formação é ter alguma experiência nas áreas das oficinas e a disposição de atuar nas escolas para que as mesmas sejam posteriormente desenvolvidas  para a equipe escolar e comunidade.

Essas oficinas são elementos disparadores do protagonismo de estudantes e professores/as na concretude de um currículo vivo, abrindo espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades a partir da vivência e produção interdisciplinar, devendo articular e problematizar os conteúdos tratados em sala de aula.

As inscrições podem ser feitas no NTE de Itapecuru-Mirim que fica localizado na escola CE Wady Fiquene CAIC.