quinta-feira, 26 de março de 2015

NTE Itapecuru ministra palestra para estudantes do C. E. Wady Fiquene, em Itapecuru-mirim – MA.



O Núcleo de Tecnologia Educacional de Itapecuru-mirim, promoveu neste dia 26/03/2015, a Palestra: Ética, Computadores e Sociedade, para 55 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do, turno matutino, C. E. Wady Fiquene, em Itapecuru-mirim. O objetivo principal da palestra é alertar os jovens e adolescentes sobre o uso das redes sociais e os perigos do Cyberbullying, um dos temas mais enfatizados no evento, tendo em vista a grande recorrência de casos de bullying virtual no município. Neste primeiro momento, o público-alvo foram os alunos do 9º ano, mas segundo as professoras palestrantes, Albertina Linhares e Celine Azevedo, Especialistas em Tecnologia e Educação pela PUC-Rio, a ideia é levar a palestra a todas as escolas jurisdicionadas à Unidade Regional de Educação de Itapecuru, a fim de que todos os alunos possam receber informações importantes acerca dos perigos do uso inadequado dos recursos tecnológicos, sobretudo, da Internet.



quarta-feira, 18 de março de 2015

Projeto de Robótica de escola estadual é destaque nacional

Estudantes do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, da rede pública estadual, conquistaram o segundo lugar no Torneio Nacional de Robótica First Lego League, na categoria ‘Solução Inovadora’. A equipe X-G foi formada pelos estudantes Vitor Mateus Sousa Silva, Beatriz Rosário, Stephane Beatriz Almeida, Isabella Assunção Costa dos Santos e Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento Junior. Eles participaram da competição, que ocorreu no último fim de semana, em Brasília.

Com o projeto Game Ludovich - que propõe, através de um jogo eletrônico, a interação com fatos e personagens da história do Maranhão, em diferentes épocas -, a equipe maranhense ficou em 11º lugar no ranking das 60 melhores equipes de escolas públicas e particulares que venceram as seletivas regionais, disputando com 350 equipes de todo o país.

“Essa conquista prova que somos capazes de vencer desafios, de competir de igual para igual, apesar das dificuldades. Foi muito gratificante”, destacou a estudante Stepfane Beatriz.

Para que os alunos pudessem representar o Maranhão no Torneio, todas as despesas da equipe foram custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Foi a primeira vez que o Maranhão participou do Torneio Nacional.

Projeto de Robótica de escola estadual é destaque nacional

“O governador Flávio Dino determinou total apoio do governo aos estudantes porque acredita no potencial da escola pública como espaço para o fomento de iniciação científica e pesquisa. Esse é um aspecto que incentivaremos dentro das escolas”, destacou a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres.

Na competição as equipes foram avaliadas em quatro critérios: design de robô; projeto de pesquisa; desafio do robô; e ‘Core values’ – valores desenvolvidos pelos alunos na competição. Com o segundo lugar no torneio, a equipe maranhense conseguiu a terceira suplência para a competição internacional - World Festival, que ocorrerá, simultaneamente, nos Estados Unidos, na Austrália e África do Sul.

“Isso orgulha a nossa escola. O troféu é importante, mas nada supera a evolução deles enquanto pessoas, enquanto indivíduos”, ressaltou o gestor do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, Flávio Mendes.

O professor de Robótica Educacional do Marcelino Champagnat, José de Ribamar Amaral, destacou que o objetivo é fazer com que os alunos tragam para a vida deles a experiência com a ciência e a tecnologia. “Nosso objetivo é que eles possam agregar valores para a vivência na sociedade”, disse.



Fonte: agencia secom agencia.secom@secom.ma.gov.br

sexta-feira, 13 de março de 2015

UNA-SUS/UFMA lança três aplicativos de Língua Portuguesa

UNA-SUS/UFMA lança três aplicativos de Língua Portuguesa

Entrada
x

Consciente da importância das novas tecnologias para a promoção do conhecimento, a UNA-SUS/UFMA não mede esforços em oferecer recursos educacionais que contribuam com a formação dos seus alunos. Pioneira mais uma vez, a universidade lançou, na segunda-feira (09), três aplicativos de Língua Portuguesa, com dicas práticas de como ler e escrever bem, disponíveis gratuitamente, para downloads em tablets esmartphones. O lançamento aconteceu durante a Aula Inaugural da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a presença de cerca de 3.000 alunos e do professor Pasquale Cipro Neto, consultor de conteúdo dos aplicativos.
“Vimos na aula inaugural a oportunidade de ofertarmos esse importante instrumento pedagógico para os alunos que estão ingressando na universidade. Sabemos da importância desse momento para eles, em que iniciam a jornada acadêmica, e queremos oferecer, com os aplicativos, um recurso de aperfeiçoamento da fala e da escrita na nossa língua”, explicou o coordenador adjunto da UNA-SUS/UFMA, Eurides Castro Júnior, que falou, também, da parceria entre a universidade e o professor Pasquale.
“O lançamento dos aplicativos concretiza uma parceria com o professor Pasquale na produção do Curso de Capacitação em Língua Portuguesa da UNA-SUS/UFMA, a ser lançado posteriormente. Além dos três aplicativos, lançaremos mais seis, no próximo semestre, totalizando nove aplicativos que estarão disponíveis, não só aos nossos alunos, mas aos alunos da UFMA e a qualquer pessoa”, completou Eurides.
A caloura do Curso de Turismo, Alana Regina, aprovou a novidade. Segundo a aluna, os aplicativos facilitam o acesso ao conhecimento. “Acho uma iniciativa louvável, porque traz o conhecimento até nós, estudantes, que podemos ter acesso ao conteúdo a qualquer hora, em qualquer lugar, utilizando algo que hoje em dia se tornou acessível e indispensável a qualquer jovem, que é o celular”, comentou Alana.
O coordenador de Tecnologias e Hipermidias da UNA-SUS/UFMA, Rômulo Martins, destacou os investimentos que a instituição tem feito na produção de novas tecnologias e da satisfação de fazer parte do processo.
 “A UNA-SUS/UFMA tem nos dado toda credibilidade e condições para produzirmos produtos de excelência. Esses aplicativos são frutos de um trabalho de três anos que vem se concretizando a cada dia, e isso nos deixa verdadeiramente felizes e empolgados”, disse Rômulo.
Os aplicativos de Língua Portuguesa estão disponíveis, gratuitamente, aos estudantes e demais interessados, podendo ser baixados, individualmente, através dos links:http://goo.gl/pvP3V7http://goo.gl/yvv01Qhttp://goo.gl/eN9xfS. Os apps trazem conteúdo do Curso de Capacitação em Língua Portuguesa a ser lançado no próximo semestre, com certificação pela UFMA ao final do curso.
A UNA-SUS/UFMA possui exitosa experiência na criação de novas tecnologias. Já são mais de 40 apps dos conteúdos dos cursos da universidade, disponíveis no Google Play e na Apple Store, com milhares de downloads realizados.
Assista ao vídeo de lançamento dos apps, clicando no link: http://goo.gl/cKBPD2

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA

Att,