terça-feira, 29 de abril de 2014

FORMAÇÃO TABLET NO C. E. SANTOS DUMONT - VARGEM GRANDE - MA

            Teve início ontem, 28/04/2014, a Formação e entrega dos tablets aos professores do C. E. Santos Dumont, em Vargem Grande. Serão contemplados 45 professores do Ensino Médio, os quais além de receber o tablet, são orientados sobre o uso do mesmo nas atividades didático-pedagógicas, bem como, aprendem a utilizar alguns aplicativos como a câmera, fazendo fotos e vídeos, o Google Drive e Dropbox para armazenamento de arquivos online (em nuvem), a conexão do Projetor Proinfo ao tablet, à lousa digital e à TV; o KingsoftOffice (Editor de textos, planilha e apresentação; o compartilhamento de arquivos bluetooth e e-mail, além do acesso às redes sociais. As formações acontecem nos turnos matutino e vespertino e os professores participam no contra turno, acordo que fizeram com o gestor, a fim de não parar as aulas.















terça-feira, 8 de abril de 2014

Formação tablet - C. E. Nina Rodrigues - Anajatuba - MA

Hoje dia 08/04/2014, foi o dia dos professores do C. E. Nina Rodrigues, em Anajatuba - MA, receberem os tablets educacionais. Ao todo, serão 35 professores desta escola, contemplados com o tablet educacional. Na oportunidade, os professores puderam manusear o tablet, conhecendo as suas principais funcionalidades, bem como, interagindo com os colegas através das conexões bluetooth, câmera, etc. Receberam, também, informações sobre os aplicativos do MEC e da Positivo.







segunda-feira, 7 de abril de 2014

Formação tablet - C. E. Ribamar Pinheiro - Pirapemas - MA

Dando continuidade às formações tablet no município de Pirapemas - MA, no dia 02/04/2014, foi a vez dos professores do C. E. Ribamar Pinheiro, os quais mostraram-se ansiosos em conhecer a mais nova tecnologia que chega às escolas de Ensino Médio de todo o país. O tablet educacional, como o próprio nome já diz, traz alguns aplicativos específicos para uso na educação, como o MEC Mobilidade, pacote de aplicativos do MEC, que dá acesso a vários sites e documentos, como o Portal do Professor, a Plataforma e-Proinfo, dentre outros. Além disso, na formação, as multiplicadoras Albertina Linhares e Deuzanira Montelo repassaram aos professores as informações básicas sobre o tablet, fizeram sugestões acerca do seu uso em sala de aula, bem como, incentivaram os professores a buscar novas estratégias de ensino através do uso das tecnologias, em particular, do tablet.






quarta-feira, 2 de abril de 2014

Formação Tablet Educacional - C. E. Pirapemas

            No dia 01/04/2014, 20 professores do C. E. Pirapemas, em Pirapemas - MA, receberam os tablets educacionais. Foram formadas duas turmas, uma no matutino e outra no vespertino.Os professores participaram da formação com muito entusiasmo e dispostos a aprender, por isso, a receptividade foi muito boa, eles ficaram atentos às explicações das multiplicadoras Celine Azevedo e Maria Jose Cordeiro, que lhes explicaram como desbloquear os tablets, além de mostrarem as principais funcionalidades desses equipamentos, bem como, sugerir alguns usos em sala de aula.
            O uso de tablets na educação pode tornar as aulas mais divertidas e práticas para que suas aulas sejam mais dinâmicas, por isso, é preciso que os docentes invistam em atividades que façam a diferença no aprendizado dos alunos. Dentre os aplicativos que os professores podem baixar no tablet, estão o Google Earth (Use um personagem de um livro estudado em sala de aula para traçar a rota de uma viagem fictícia. Um exemplo é o livro do escritor francês Júlio Verne, “A volta ao mundo em oitenta dias”- (Sugestão do http://canaldoensino.com.br/blog/24-maneiras-de-utilizar-tablets-em-sala-de-aula). 
            Além disso, ao começar a usar essa "nova" tecnologia em sala de aula, o professor visualizará outras possibilidades pedagógicas para o equipamento, adequando-o de acordo com a necessidade de seus alunos.