segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Aconteceu hoje, na escola CE Wady Fiquene - CAIC, a oficina da Lousa Digital nos turnos matutino e vespertino.
Participaram da oficina o professor Welison (técnico do NTE), a multiplicadora Deuzanira, a gestora geral Lucimar, a coordenadora Nazaré e mais 27 professores.
Os recursos tecnológicos utilizados foram o projetor interativo multimídia, Lousa Digital e câmera fotográfica.
Os professores utilizaram a caneta digital e interagiram com a lousa digital.
O momento serviu para reflexão sobre a inclusão das mídias e tecnologias na escola, além de incentivar o uso do laboratório de informática.












quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Oficina Br Office Org Writer

O NTE Itapecuru iniciou nesta terça-feira, dia 10/09/2013, a Oficina Br Office Org. Writer, para 29 alunos do 9º Ano C, Ensino Fundamental do C. E. WadyFiquene – CAIC, turno vespertino, em Itapecuru-mirim. A oficina está sendo executada através de uma parceria entre o NTE e a professora de Língua Portuguesa, Jaynne Freitas, e tem como objetivo principal integrar os conhecimentos que os alunos adquirem nas aulas, sobretudo, a produção textual, com o uso do computador, a fim de mostrar aos alunos novas possibilidades de tratamento do texto, desde a digitação, formatação, edição, ilustração e divulgação na internet, ampliando assim o seu repertório linguístico-textual e, sobretudo, ensinando-os a usar adequadamente os recursos do Br Office Org. Writer. A oficina será ministrada em 5 aulas de 50min cada, no laboratório de informática da escola, pela multiplicadora Celine Azevedo. Outro recurso que está sendo utilizado na oficina para dinamizar as aulas, é o Projetor Proinfo, para exibição de animações e vídeos sobre o uso do teclado, mouse e do aplicativo de texto. As demais turmas do 9º Ano serão contempladas posteriormente.








terça-feira, 10 de setembro de 2013

NTE de Itapecuru realiza Oficina para Uso do Portal do Professor no C E Wady Fiquene-CAIC

As multiplicadoras Deuzanira Montelo e Maria José Cordeiro do NTE Itapecuru realizam nos dias 10 e 11 de setembro 2013 no turno matutino a Oficina para Uso do Portal do Professor, com os professores do CE Wady Fiquene – CAIC no município de Itapecuru-Mirim. O objetivo da oficina é capacitar os professores para utilizar o Portal do Professor em busca de novas metodologias de ensino e prática educacional através dos recursos disponíveis no site, bem como promover a colaboração e cooperação entre os professores. Foram utilizados os recursos midiáticos: pen drive, caixa de som, computadores conectados à Internet, Projetor Proinfo para exibição de vídeos e orientações para exploração dos menus Espaço da Aula, Jornal do Professor, Conteúdos Multimídias, Cursos e Materiais, Interação e Colaboração, Links e Plataforma Freire. 







quarta-feira, 4 de setembro de 2013

I FOCO - SIAMA -URE ITAPECURU

A Unidade Regional de Itapecuru-mirim realizou ontem, dia 03/09/2013, o I Foco do SIAMA – Sistema de Acompanhamento e Monitoramento da Avaliação Educacional. Estavam presentes todos os Gestores das escolas jurisdicionadas à referida URE, os quais refletiram e discutiram acerca da necessidade do estabelecimento de metas e ações que busquem minimizar os efeitos negativos da avaliação educacional, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, buscando novas estratégias e metodologias diferenciadas. A intervenção nos grupos de trabalho foi feita pelos técnicos da URE em parceria com aos Multiplicadores do NTE Itapecuru, os quais incentivaram o uso das tecnologias como motivadoras do/no processo de ensino e aprendizagem. As intervenções feitas pelos multiplicadores forem extremamente importantes, tendo em vista que, apesar dos inúmeros esforços para que os laboratórios de informática educacional – LIEDs sejam usados como espaços colaborativos da aprendizagem, em muitas escolas esses ambientes ainda são deixados de lado. Assim, o momento de discussões foi muito proveitoso e ao final, foram relatadas as ideias iniciais de cada grupo, as quais as quais serão levadas à comunidade escolar para novas discussões, desencadeando novas ações e a construção de projetos interdisciplinares a serem efetivados pelas escolas. O acompanhamento das ações nas Unidades Escolares será feito pelos técnicos da URE e os multiplicadores do NTE darão o suporte necessário para a inclusão das mídias nas atividades previstas com professores e alunos. Abaixo, algumas fotos do evento.



















segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CURSO PARA DESENVOLVIMENTO DE GAMES

Conheça o novo projeto do LabTIME/UFG: O Curso para Desenvolvimento de Games. O projeto piloto terá seu início neste mês de setembro. Aproveite para acessar o site www.labtime.ufg.br/cgames e fazer sua inscrição, se for aluno de ensino médio da rede pública de ensino, ou divulgar para potenciais interessados!